Sobretudo, o perfil biofísico fetal é um exame realizado através da ultrassonografia e da cardiotocografia. O exame é feito para avaliação do bem-estar fetal quando há um aumento do risco de perda da gestação e o médico precisa ser informado se deve antecipar o parto.
Nesse sentido, o parto é considerado a depender do tempo em que se encontra a gestação. O ultra-som é método propedêutico não invasivo e serve para avaliar quatro parâmetros biofísicos fetais que são: movimento, tônus, movimento respiratório e líquido amniótico. A cardiotocografia é realizada para avaliar a freqüência cardíaca fetal.
Dessa forma, cada um desses parâmetros considerados normais recebe 2 pontos, totalizando 10 pontos. De acordo com a pontuação obtida, deve ser seguida uma conduta. Assim, quando o escore é ≥ a 8 o risco de hipóxia/acidose é ausente no momento da realização do exame. A média de tempo para se obter um perfil biofísico fetal normal é de 5 minutos, mas pode demorar mais de 30 minutos. Nesse sentido, quando o perfil biofísico fetal é suspeito, o tempo de avaliação é sempre maior que 30 minutos.