HORÁRIO ATENDIMENTO - SEG A SEX - 8:00H - 20:00HEMAIL:[email protected]Tel:11 3051-5983 / 4306-3701Whatsapp:11 99933-9480

Transfusão Fetal Intra-uterina

O tratamento de transfusão fetal intra-uterina é um dos mais bem sucedidos já descritos na especialidade. Consiste na administração de sangue, durante a gestação, para fetos com anemia grave.

No entanto, o risco de anemia fetal deve ser suspeitado em gestantes com sangue do tipo Rh negativo, e que apresentam anticorpos irregulares. Além disso, algumas infecções também podem ocasionar anemia fetal.

Nesses casos, é necessário realizar exame ultrassonográfico para pesquisa de sinais de anemia fetal. Quando o exame de Doppler da artéria cerebral média está alterado, indica-se a punção do cordão umbilical para coleta de sangue (cordocentese) e realiza-se a transfusão fetal intra-uterina.

Com o acompanhamento e tratamento adequados, a taxa de sobrevida fetal é de cerca de 95%. Contudo isso varia de acordo com a fase da gestação, a gravidade do quadro fetal e a experiência da equipe. Com isso, o exame de ultrassom é de extrema importância. Principalmente para a verificação de se há ou não necessidade da transfusão fetal intra uterina.

Copyright 2018 Pró-Afeto. Todos os direitos reservados!