HORÁRIO ATENDIMENTO - SEG A SEX - 8:00H - 20:00HEMAIL:[email protected]Tel:11 3051-5983 / 4306-3701Whatsapp:11 99933-9480

Dopplervelocimetria

A dopplervelocimetria é um exame não invasivo utilizado para estudo da circulação fetal em diversas situações clínicas. Através da dopplervelocimetria pode-se estudar vários sistemas circulatórios. Entre eles estão: a artéria umbilical, veia umbilical, coração, artéria cerebral média, veia porta, ducto venoso, bem como outros vasos. Desses vasos, certamente, um dos mais avaliados é a artéria umbilical. Existem condições clínicas maternas que podem alterar o fluxo sanguíneo fetal tais como a e pré-eclampsia e trombofilia.

A medida que há uma piora desse fluxo ao longo da gestação, o feto tenta se adaptar a essa situação. Assim acontece desaceleração do crescimento fetal, mudança do padrão de movimento e mais tardiamente pode apresentar hipóxia e/ou acidose metabólica. Nessas condições nas quais o feto é submetido a hipoxia, os índices Dopplervelocimétricos da artéria umbilical aumentam. Além disso há uma diminuição da movimentação fetal e corpórea.

A medida que ocorre uma progressão do estado de hipóxia fetal, outros vasos fetais como a artéria cerebral média e ducto venoso também começam a alterar o fluxo. Isso acontece como uma forma adaptativa do feto a condições hemodinâmicas mais extremas. Desta maneira, estudos sugerem que o acompanhamento durante a gestação em casos de alto-risco através da avaliação da Dopplervelocimetria da artéria umbilical diminui o risco de morte perinatal.

Copyright 2018 Pró-Afeto. Todos os direitos reservados!