Gêmeos idênticos ou não?

24 de abril de 2019
proafeto-post-gemeos-1200x800.jpg

Quando diagnosticamos uma gestação gemelar surge sempre a pergunta, “será que são gêmeos idênticos ou não?”, a questão é que nem sempre esse questionamento pode ser respondido durante a gestação.

A dificuldade em encontrar essa resposta ocorre porque no caso da gestação gemelar de fetos idênticos (monozigótica), a placentação pode ocorrer de duas maneiras: com a formação de duas placentas (dicoriônica), ou com a formação de uma única placenta (monocoriônica).

A gestação gemelar monocoriônica só ocorre nas gestações monozigóticas.

A placentação dicoriônica ocorre tanto nos gêmeos idênticos, como nos  não idênticos (dizigóticos). Portanto, ao nos depararmos com uma gestação gemelar com duas placentas e de mesmo sexo, o casal terá que aguardar o nascimento para descobrir se são idênticos ou não.

Contudo, do ponto de vista médico a informação mais importante è em relação ao tipo corionicidade e não se são idênticos ou não(zigoticidade). Isto porque o tipo de corionicidade esta relacionado ao prognóstico da gestação. No caso das gestações gemelares dicoriônicas, o prognóstico da gestação é melhor.

O primeiro trimestre da gestação gemelar é a melhor fase para se determinar a corionicidade, pois é nesse momento que se consegue visualizar sinais ultrassonográficos característicos de gestação gemelar dicoriônica ou monocoriônica.

Copyright 2018 Pró-Afeto. Todos os direitos reservados!

Open chat